História da Polenta

A origem da polenta se deu na região norte da Itália, onde ela era feita com base em cereais, como a farinha de aveia e o trigo, e constituía a base alimentar da população.

Com a chegada dos espanhóis ao Caribe em 1492, o milho foi introduzido na Europa. Como o norte italiano contava com chuvas abundantes, o milho passou a ser cultivado primariamente na região, o que acabou contribuindo para que a polenta passasse a ser feita com a farinha extraída dele.

Com isso, a polenta de milho tornou-se o principal prato nas regiões de Veneza e Friuli, substituindo inclusive o pão, que era feito com trigo, e o macarrão. Em pouco tempo, ela passou a dominar toda culinária italiana.

Feita sempre com bastante esforço e paciência, misturando a pasta de milho em caldeirões de cobre aquecidos sobre o fogo, a polenta se tornou tão popular que antigamente era considerada “comida de pobres”. Hoje ela perdeu esta conotação e é usada em diversas casas e restaurantes de renome, se tornando sinônimo de bom gosto alimentar.

Em respeito a essa bela história, a Deutnner prepara suas polentas com excelência, para que você possa desfrutar de todo o sabor deste clássico alimento no conforto de sua casa!